top of page
  • neurohugocarvalho

Como decidir fazer algo na vida ou não


“Nunca corte uma árvore no inverno. Nunca tome uma decisão negativa no tempo baixo. Nunca tome suas decisões mais importantes quando estiver em seu pior estado de espírito. Esperar. Seja paciente. A tempestade passará. A primavera virá. ”- Robert H. Schuller

As decisões que tomamos hoje podem ter impactos monumentais no nosso futuro. num momento, podemos decidir fazer algo que mude a forma e a trajetória de nossas vidas. Tudo o que é necessário é um momento. Nesse único momento solitário, você pode decidir desistir, desistir, apaixonar-se, casar-se, divorciar-se, ter filhos, atravessar o país, começar um negócio ou um milhão de outras coisas que podem mudar sua vida por dias, anos, décadas ou até mesmo definitivamente..

Na verdade, essas decisões parecem bastante simples de fazer. Eles parecem acontecer num instante, e de uma rapidez inconometrável. No entanto, essas decisões não acontecem do acaso. São as experiências que vivemos ao longo do tempo que ajudam as abrir o caminho através das autoestradas da mente e do subconscientes, recolhendo evidências e pistas para ajudar a garantir que estamos a decidir fazer a coisa certa.

Como o maior sistema de reconhecimento de padrões do mundo, a mente está sempre em busca de pistas. Esta está sempre à procura de apoiar a suas decisões, reforçando seus valores e crenças, sejam elas quais forem. Mas a mente também tem que ser direcionada. Tem que ser focada para um fim ou outro. À medida que o foco da mente se desloca, ele procura evidências de apoio para esse mesmo fim, reunindo todos os padrões que possa reconhecer e que apoiem as suas afirmações.

E este é o poder do foco na vida. O foco pode nos ajudar a decidir fazer algo que terá um impacto positivo nas nossas vidas, e não negativo. Isso pode nos ajudar a decidir se queremos ou não fazer alguma coisa. Quando o foco é positivo, ajuda a gerar resultados positivos. Mas, quando o equilíbrio do nosso foco é negativo e apontado para coisas negativas, os resultados são maioritariamente negativos.

No entanto, se você está tentando decidir fazer algo na vida ou não, existem algumas maneiras que o ajudarão a determinar como deve agir. Grandes decisões são muitas vezes difíceis de tomar, por exemplo, coisas como o divórcio, mudar de carreira, voltar à escola, casar, atravessar o país entre outras envolvem tantas considerações diferentes que muitas vezes nos deixam perplexos e frustrados.

Então, como você decide fazer algo ou não na vida? Como você toma as decisões difíceis que podem alterar completamente o estado e a qualidade de sua vida por anos e décadas? Claramente, não é simples nem é fácil. Mas é possível quando você considera algumas outras variáveis. O que você precisa fazer é realizar uma análise profunda de quem você é e do que você quer da vida para garantir que suas decisões estejam em harmonia com esse estado.

Como você decide fazer algo?

O básico de qualquer decisão geralmente envolve ponderar se algo é bom ou não para nós. Consideramos coisas como o impacto em nossas famílias ou carreiras, ou o quanto de uma mudança de estilo de vida algo vai decretar, entre outras. No entanto, se se deparar com uma decisão importante e não for capaz de decidir de uma forma ou de outra, existem algumas técnicas de back-to-the-drawing-board que você pode se desenvolver e participar.

# 1 - Quais são seus valores e suas crenças?

A primeira coisa que você precisa considerar são seus valores e suas crenças ao tentar decidir fazer algo ou não. Quais são seus valores? No que acredita? Como essas coisas foram incorporadas na sua vida ao longo dos anos? Por exemplo, se você acredita que todas as pessoas são mentirosas e trapaceiras, como você pode querer casar-se? Os seus valores e crenças acabarão aparecendo assim que a fase da paixao tiver passado, e isso terá, efectivamente, um impacto negativo no seu relacionamento.

Sugestão: Pegue uma folha de papel e anote tudo que você valoriza e tudo em que você acredita. Pense nas coisas que você ouviu quando era criança. Separe a folha em dois lados, usando um lado para anotar seus valores e o outro lado para anotar suas crenças. Aproveite o tempo para realmente pensar sobre isso. Aproveite o tempo para realmente ser atencioso e exaustivo ao criar estas listas.

Valores seriam coisas como amor, contribuição, respeito pelos outros etc.... Crenças serão coisas como dinheiro não cresce em árvores etc... Como você pode imaginar, quando começar a escrever, será transportado para outro tempo e lugar. Isso ajudará a tomar sua decisão procurando padrões do passado.

# 2 - Quais são os possíveis prós e contras?

Uma ótima maneira de tomar grandes decisões é listar todos os prós e contras em potencial. O que acontece se decidir agir de uma determinada maneira? E se se inclinar para outra direção? Quais são os possíveis resultados positivos da sua decisão? E os negativos? Muitas vezes, ajuda a ver essas variáveis listadas num pedaço de papel à sua frente, da mesma forma que ajuda a escrever suas metas, se for sério estiver mesmo interessado(a) em alcançá-las.

Assim, no lado direito, escreva os prós. Quais são os resultados positivos que você pode esperar desta decisão? No lado esquerdo, anote todos os contras? Como essa decisão pode afetar negativamente sua vida? Quais resultados prejudiciais terão no seu estado potencial de existência e existência neste mundo? Sugerimos que reserve um tempo para pensar sobre isso.

Enquanto você as escreve, outras ideias surgirão em sua mente e isso criará momentum. Com cada pro ou contra, você pesará a sua decisão com mais cuidado, dando-lhe mais feedback e pontos de referência para ajudá-lo(a) a decidir de uma maneira ou de outra sobre como deve agir, especialmente quando estiver em cenários inexploradas.

# 3 - As coisas boas vêm para aqueles que esperam

A mente processa, no minino, mais de 60.000 a 70.000 pensamentos por dia. Sim, no minimo. Enquanto alguns desses pensamentos podem ser repetidos, muitos deles ocorre na mente subconsciente, e abaixo do limiar da percepção. A importância disso é destacar que muitas vezes tomar uma grande decisão não deve acontecer no calor do momento. Sugere-se que deixe algum tempo passar. Não faça isso sob pressão ou por um capricho, só porque pode sentir pena ou porque está pressionado. O seu subconsciente tomará ação de ajudar a decisão por si ao longo do tempo. Apenas dê tempo e pouco de espaço para respirar e verificará que a decisão terá um impacto mais positivo na sua vida .

Desta forma, embora possa parecer uma ótima ideia no início, muitas vezes não é prudente chegar a uma conclusão rápida. Permita que as ideias marinem no seu pensamento. Permita que elas sejam ponderadas lentamente. Se você está sob a pressão e tempo curto de decisão, então não há muito que possa fazer. Mas, as grandes decisões devem ser feitas feitas ao longo do tempo e com tempo. Então, permita-se sentar e refletir. Pense no assunto por um tempo. Permita que sua mente crie referências e pontos por sua própria conta.

# 4 - porque perguntar porquê?

As razões são um poderoso motivador para quem querer fazer algo ou não. Quais são suas razões? Porque quer alguma coisa? O que isso significa para si? Muitas vezes queremos fazer coisas por razões superficiais. No entanto, para progredir na verdade e alcançar grandes objetivos, precisamos garantir que estamos a fazer as coisas pelas razões certas. Família, trabalho, amor, liberdade e assim por diante, fazem parte das razões para fazer algo. Descubra as razões profundas pelas quais realmente quer algo primeiro e depois decida.

Quando define metas na vida, as razões são o que o leva a alcançá-las. Toda vez que eu estabeleço uma meta, tenho que analisar cuidadosamente as razões pelas quais eu quero alguma coisa. Quando eu quero, bastante, algo, eu consigo sempre. Certamente acontece o mesmo consigo.

Pergunte a si mesmo porquê? analise profundamente as razões. Então anote-as. Não as deixe abstratas. Materialize essas razões no papel à sua frente. Essa é uma parte importante do processo, seja sério(a) em tomar uma decisão, de uma forma ou de outra, para fazer alguma coisa. Não pense apenas nisso. Não imagine apenas isso. Anote fisicamente isso.

# 5 - O que um sábio aconselharia você a fazer?

Imagine por um momento que está em uma sala com um velho sábio.

Essa pessoa tem uma quantidade enorme de experiência de vida e é especialista em todas as coisas. Imagine-o sentado à sua frente. Agora, imagine que lhe colocar a pergunta relativa ao seu potencial conflito de tomada de decisão. O que ele diria? Como ele recomendariam que agisse? Quais são os fatores e números que precisaria dar para serem verdadeiramente transparentes?

Este exercício é altamente transformador, portanto, seja honesto consigo mesmo sobre isso. A verdade é que você já tem todas as respostas na sua mente. Elas só precisam ser extraídas por sí. Assim sendo, e voltando ao génio, deve, imaginar essa pessoa à sua frente e faça o exercício de observação imaginada. Ele tem barba branca? A sua pele é desenhada? Há rugas profundas e linhas no rosto?

Quanto melhor você puder imaginar /visualizar essa pessoa sentada diante de si, mais provável será você receber o conselho do éter invisível que nos une a todos. O universo da mente e do cérebro humano é poderoso. Todas as respostas que procura já existem, simplesmente têm que ser ativados até à sua consciência. Tal como dois polos se atraem, as boas decisões são tomadas quando nos encontramos em estados de bem estar e perante emoções positivas, ou talvez não.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Emoção VS sentimento

Emoção VS Sentimento. Já alguma vez parou para pensar o que é que acontece dentro de si quando se apaixona ou quando sente angústia de ter sido desiludido, ou a alegria de conquistar um objetivo ou a

bottom of page